No Gira-Discos


“Gira-Discos?” estarão vocês a pensar. “Já ninguém usa isso.”
Estou bem consciente disso, embora existam ainda uns tantos entusiastas que adoram o som meio arranhado da agulha no vinil, mas não é disso que esta nova rubrica trata.
“No Gira-Discos” é só um nome meio pomposo e pseudo-vintage que se arranjou como fachada para vos poder impingir a música que realmente gosto e quem sabe vocês possam também vir a gostar.
Esta rubrica não vai ter periodicidade fixa, sendo esta definida pela vontade e disponibilidade dos autores.
Mas sem mais delongas vamos passar ao primeiro disco que coloquei hoje no meu gira-discos de 4Gb de RAM e 500Gb de disco rígido.

Apresento-vos a mais recente promessa do jazz cantado mundial, Roberta Gambarini.
Roberta cresceu no seio de uma família italiana de Turim que sempre esteve muito ligada ao jazz e por isso Roberta desenvolveu o seu gosto musical desde muito cedo.
Aos 17 anos já cantava em vários bares no Norte de Itália e com 18 anos decidiu perseguir o seu sonho de ser cantora de jazz e rumou a Milão.
Desde 1998 que se mudou para os Estados Unidos e aí tem desenvolvido a sua carreira, actuando com nomes grandes do jazz actual como Herbie Hancock e Hank Jones.
Descrita com a nova Ella, Sarah Vaughan ou Carmen McRae tem o seu primeiro album editado em 2006 e desde então tem encantado críticos e aficionados um pouco por todo o mundo.

O disco que vos trago é já o seu terceiro e está nomeado para os 2010 GRAMMY'S como BEST JAZZ VOCAL ALBUM. 
“So In Love” é um disco bastante multifacetado e ecléctico onde Roberta canta maioritariamente em inglês mas não abandona as suas origens, cantando a belíssima Estate em italiano.
De referir também uma interpretação magistral de Over The Rainbow e da refrescante You Ain’t Nothing But a Jamf onde Gambarini mostra todo o potencial da sua voz, com improvisações de arrepiar os cabelos.
Mas a música é para ser ouvida:
Senhoras e Senhores
 Roberta Gambarini - So In Love (2009)

2 pseudo-comentários:

Béu disse...

A musica é de facto divinal , e embora talvez te seja dificil acreditar eu fui realmente ouvi-la.
Continuas com bom gosto :)

James M. disse...

Muito bem sugerido ;)