Sangue na Barbearia...-Um Título que Lembra os Antigos Filmes de Terror

Tenho lido um livro muito interessante. Chama-se Crimes Exemplares de Max Aub. Neste livro os assassinos explicam o porquê dos seus terríficos e insólitos actos. Estas histórias são descritas de uma forma tão sincera (quase lógica) que chegamos quase a compreender e a concordar com o assassino. É absurdo. Mas eu divirto-me porque sou um pouco sádico (o que não quer dizer que deseje o mal às pessoas...quer dizer...). Bom. Mas o que me aconteceu foi estranho. Estava eu na barbearia, para cortar a carapinha, já grande, e, no momento em que o senhor agarra na navalha, lembrei-me duma das histórias mais ... estranhas ( é único adjectivo que encaixa aqui) do livro - o Barbeiro.


"Sou barbeiro. É uma coisa que pode acontecer a qualquer pessoa. Quero dizer que até esse dia fui um bom barbeiro. Cada qual tem as suas manias, eu não gosto de borbulhas.Aconteceu assim: comecei a barbeá-lo calmamente, ensaboei-o com habilidade, afiei a navalha no braço da cadeira e suavizei-a na palma da mão. Sou um bom barbeiro! Nunca cortei ninguém e ainda por cima esse tipo não tinha uma barba muito espessa. Mas tinha borbulhas. Devo reconhecer que nas suas borbulhas não havia nada de especial, no entanto, incomodavam-me, enervavam-me, revolviam-me as tripas.A primeira, contornei-a bem, sem grande dificuldade, mas a segunda começou a sangrar. Então, não sei o que me deu, acho que é uma coisa muito natural, aprofundei a ferida e depois, sem poder deixar de o fazer, com um só golpe, cortei-lhe a cabeça." by Max Aub in Crimes Exemplares.

8 pseudo-comentários:

Niusha disse...

Talvez também seja sádica mas também gosto dos "crimes exemplares".
Ah, já agora, sabias que o um ex-aluno fez deles a sua PAP?
Uma grande PAP.

Simão Miranda disse...

Também já dei uma vista de olhos nesse livro.
Ora, uma vista de olhos que acho que teve o suficiente comprimento para perceber que não gostava de todo do livro.

Acho que, tirando esta história do Barbeiro (a qual nem tive de abrir o livro para a ler), a maioria dos relatos estão relativamente basicos...
Pois um tema que poderia ser bastante bem tratado torna-se banal...
E não sei se é da tradução, mas o livro parece estar até bastante mal escrito.

Apenas uma mera opinião Sr. Max Aub.

Sara Caeiro disse...

Wow! lol
Eh pá!, coisas que acontecem a qualquer um... Quem é que não se irrita com 1 borbulha e fica com o impulso de cortar a cabeça?? Qualquer um... Com certeza que qualquer um...

Sara Caeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sofia disse...

"É absurdo. Mas eu divirto-me porque sou um pouco sádico (o que não quer dizer que deseje o mal às pessoas...quer dizer...)."

Não desejas mal às pessoas? Então és parvo! Eu não desejo mal às pessoas de quem gosto; agora, aos outros? AHAHA, temos pena!!

(estou a brincar, claro. Tenho mais que fazer do que andar aí a desejar seja o que for a gentinha de quem não gosto.)

Gaius disse...

LololololoL! Adorei os Lapsos da Sophia!!!! Já agora, eu acho que o livro não está assim tão básico como disse o Oamis... É uma questão de compreensão de mentalidades e pontos de vista completamente opostos àquilo a que achamos normal. Claramente não é o melhor dos livros mas também não é mal.

Anónimo disse...

MEU DEUS! Já estou como a Sara "Quem é que não se irrita com 1 borbulha e fica com o impulso de cortar a cabeça?? Qualquer um..."
Sinceramente não conheço o livro mas parece-me um pouco descabido! Ou então sou eu que sou pouco dada a livros onde as mentes dos criminosos são exploradas mesmo na altura do consumar do crime. Naaa, não é para mim.
Mas achei piada ao post. Decidi comentar ^^

Matilde disse...

vou procurar o livro, parece muito hmm "sádico", o q é tremendamente positivo!


pelo caminho faço uma sugestao: o rapaz que chutava porcos de tom baker. é fantastico!

(continuem com a boa escrita, sempre bom passar por aqui =D )