Circuntâncias

Ele acorda. Literal e metaforicamente. Olha para si. Ouve o que se passa à sua volta. Lembra-se como foi o dia anterior. " 'Eu sou eu e a minha circunstância'... Alguém que me arranje circunstâncias, por favor!". Num vazio percebe que está farto. Num golpe de desesperada esperança percebe que está a precisar de alguma coisa. "Que raios! o quê?" Percebe. Ele olha para a janela, esse símbolo do futuro e percebe. Ele quer ir de caravelas fora, por mares e ares e terras nunca antes por ele navegados, voados, andados. Quer descobrir outras tágides que não as do Tejo, outras areias que não as deste deserto, outras margens que não as desta costa. Mas sempre bem; longe da Ilha dos Amores. Quer ir à conquista não de terras ou especiarias, mas de outras pessoas, outros cheiros, outros risos, outros olhos... Quer ir mesmo que seja ele próprio a soprar o vento nas velas, mesmo que os remos sejam as suas próprias mãos e o seu coração o leme. Quer ir, partir, dançar e cantar, rir! Quer ir para todo lado menos ficar aqui nesta terra de memórias alegres que apenas deixam saudade e não realidade. Quer ir e não para trás olhar, para não se transformar em sal, tal seriam as lágrimas. Quer ir e um dia vai, sem deixar recado. Ou talvez passe pelo Facebook a avisar. Mas vai. Um dia destes vai. Um dia destes. Um dia. Vai. E foi. Agora faltas tu. Acorda. Literal e metaforicamente. Olha para ti. Ouve o que se passa à tua volta. Lembra-te como foi o teu ontem. Eu sou eu e a minha circunstância? Faz as circunstâncias.

6 pseudo-comentários:

Gaius disse...

Êhhh!! Acordei! Acordei para a tua escrita. Que escrito maravilhoso este meu caro rubeus! Completamente diferente de tudo o que eu já li teu, outra estética, outros focos, amadurecimento!! Obrigado por partilhares estas belezas =)

Simão Miranda disse...

Bravo! Do melhor que já li teu.
Acho que andamos todos à procura de criar as nossas circunstâncias.
Quando fizeres as tuas posta no Facebook (e no blog já agora xD)

Rebeca Pascoal disse...

Espectacular.

James M. disse...

É mesmo do melhor! Lindíssimo ;)

A.Quintaneiro disse...

Nice! ;)

Sofia disse...

Vinha dizer o que já outros comentadores disseram :) francamente bom!