Seis pianos vs três Mãos (para os menos "atentos" é um trocadilho)




Ao criarmos este blog, eu e o Oamis, achámos importante, além de (tentar) criar cultura, difundirmos cultura. Desde o ínicio, descurámos um pouco esta última. Algo que não escapou à nossa ministra da Cultura, a Isabel Pires de Lima (eu e a Isa somos muito chegados).Ela disse-me logo que "levar a oferta cultural a todos os públicos é a nossa estratégia". Assim sendo, e mediante um pagamento do ministério (era bom era!), tentaremos, daqui em diante e de forma mais frequente, falar de cultura, mostrar cultura e sugerir cultura. Apreciaremos comentários, sugestões, opiniões, críticas...tudo para nos preenchermos, para crescermos e para, no fundo, vivermos. Eu sei que foi bastante parecido com aqueles discursos inflamados com nesgas de poesia frustrada. Mas o que é importante está abaixo:






A nossa parte:




Quase dois anos depois do concerto no CCB, a 25 de Novembro de 2005, que estava cheio até à pinha (esgotou), foi lançado o DvD do recital a seis mãos por parte do Laginha, Burmester e Sassetti.


Decerto que já ouviram falar deles, pois são dos melhores pianistas portugueses, principalmente, na àrea do Jazz. Estes três já se conhecem há mais de 20 anos e foram juntos por três pianos para tocarem obras de Béla Bartók, do próprio Sassetti, Johann Sebastian Bach, Mozart, Hovhanesse, Poulenc, Ravel, do próprio Laginha e do "nosso" "Zecafonso" (José Afonfo). Aconselho vivamente, não só para aqueles que gostam de música clássica, não só para aqueles que gostam de Jazz, mas para todos os que gostam de música - ponto .


Numa entrevista à Focus, falou-se de um possível próximo concerto onde interpretariam Ligeti. Confesso que não conheço este compositor de lado nenhum. Dele,apenas sei que morreu há um ano atrás. Mas hei-de pesquisar. A não ser que haja algum leitor iluminado que me possa elucidar...








  • Mário Laginha, completou o Curso Superior de Piano do Conservatório. É conhecido por tocar "caldeiradas" de jazz, música clássica e músicas do mundo, essencialmente com a cantora Maria João.




  • Pedro Brumester, tem como território natural a música clássica, sendo considerado um intérprete exímio de JS Bach. É o actual director artístico e de educação da Casa da Música.




  • Bernardo Sassetti, estudou piano clássico, sendo que é sobejamente conhecido como compositor e intérprete de jazz.


16 pseudo-comentários:

Simão Miranda disse...

Meu caro, Ligeti é um compositor contemporaneo (já deve ter percebido xD) e uma ópera de sua autoria estevesse em cena há uns anos no TNSC

EGP disse...

Gosto mais de Stacatti do que de Ligeti, mas é interessante e genial à mesma.

EGP.

Anónimo disse...

6 pianos vs. 3 mãos?!?!?!
é mais ao contrário.. ou então eles são todos manetas..

A Bruxa das PAPs disse...

Oh, Gallo! Oh Senador! Oh deuses do romano panteão! Oh musas... ajudai-me criaturas do além! Aqui a Bruxa acha o máximo que vocês se dediquem a divulgar as actividades culturais que se vão fazendo por aí, mas pede-lhes um favorzinho: escrevam-nas em bom português! A correcta escrita da língua é, só por si, uma excelente actividade de divulgação cultural. Ora vão lá até à Despensa da Bruxa e procurem de entre os vários Prontuários que estão à venda no mercado aquele que podem encontrar mais perto de vossa casa/escola e CONSULTEM-NO!!!!

miguel graça disse...

Vejam as novidades do NCEPTC em
http://www.cinema-na-eptc.blogspot.com/

Sara Caeiro disse...

Uau! Mudaram de visual!
Está giro ^^

Anónimo disse...

Está muito bom o vosso blog (Não significa que seja Primus Inter Pares que este é o meu, claro!)e acho que a iniciativa de divulgar, de forma inteligente e bem humorada, os acontecimentos culturais da nossa pequena grande Lisboa, é nada mais nada menos do que muito boa e original. Para já, gostava de sugerir uma coisa: Façam um post sobre a Pina Bausch! Ela vem cá no ano que vem e é interessante essa divulgação, pelo menos para informar os que são da escola para não perderem este acontecimento, que não é inédito mas é único.

Caesar Augustus

A Bruxa das PAPs disse...

Bom... sugestões. Eu tenho uma sugestão: no dia 8, às 21h30, em Lisboa, na Igreja de S. Roque vai-se cantar a Missa da Coroação de Mozart. Para além da oportunidade de ouvirem uma peça musical fantástica, trata-se de um caso de 2 em 1: a igreja é um assombro. Teve obras de restauro e a Bruxa recomenda vivamente que prestem o melhor da vossa atenção - antes ou depois do concerto, claro! - à observação da capela florentina. Foi uma oferta ao nosso rei e, só por si, vale a pena a visita. É claro que S. Roque tem ainda outro atractivo: tem um dos melhores tesouros das igrejas portuguesas. E olhem que não é dizer pouco!

Simão Miranda disse...

Creio que a nossa querida bruxa daria uma óptima consultora cultural.
E creio que o "Ideias", ia ficar muitissimo bem servido.

Obrigado pelas sugestões e continue assim =)

A Bruxa das PAPs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A Bruxa das PAPs disse...

A Bruxa terá o maior prazer em disponibilizar à comunidade que frequenta este espaço todas as informações que considere de interesse cultural para a dita comunidade. Já sabem que a supra-citada Bruxa está sempre ao vosso dispor...
Já agora... aproveitando a boleia: vocência ainda tem um prémio para recolher, amigo pop-artista.
Beijinhos e abraços

Simão Miranda disse...

A bruxa anda desaparecida do nosso recinto escolar. Mas um dia que nos encontremos tenho todo o prazer de recolher o benvindo prémio.

Beijinhos

A Bruxa das PAPs disse...

Merecidíssimo, aliás...

A Bruxa das PAPs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alguemqueprocura disse...

Gostei desta doze de cultura, apesar de ter conhecimento disto que vossas mercês aqui publicaram.
É bom que mostrem a Ministra da cultura quem é que percebe de cultura e que assim ela faça com que os seus compatriotas (ministro/a da educação, etc.) coloque mais horas para o pessoal da EPTC poder estudar como deve de ser, e porquê? Porque nós estamos interessados em aprender!!

E com isto me despeço Obrigado pela atenção...
E...
...procurem-me

A Bruxa das PAPs disse...

Concordo inteiramente, procurador: a Ministra da Cultura devia dar-vos mais condições de trabalho. Para não escreverem "doze" em vez de "dose", "a" em vez de "à" e aprenderem que sujeito e predicado concordam em género e NÚMERO: é "os seus compatriotas coloqueM"!
Já que gosta de aprender, aqui vai uma prenda de ex-dia da Mãe. Sabiam que, durante muitos anos, o 8 de Dezembro foi Dia da Mãe? Pois é!
Para os interessados em História: ficai sabendo que hoje é dia da Rainha de Portugal. Depois de recuperar o trono no dia 1 de Dezembro de 1640, D. João IV, cumprindo uma promessa que fizera, foi a Vila Viçosa coroar a imagem de Nossa Senhora da Conceição que estava na capela do Paço. A partir desse momento, os reis de Portugal nunca mais foram retratados com a coroa na cabeça: pertence a Nossa Senhora. Ora façam lá uma pesquisazinha na Net e vejam os retratos/quadros dos nossos reis a partir dessa altura.
Beijinhos a todos!