Num tempo em que a futilidade roça o absurdo...

Pensamentos do Dia:


"Sejamos simples e calmos, como os regatos e as árvores,

E Deus amar-nos-á fazendo de nós

Belos como as árvores e os regatos,

E dar-nos-á verdor na sua primavera,

E um rio aonde ir ter quando acabemos!..."

by Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos"

Este lindo poema, que aqui vai a metade, fez-me lembrar uma mensagem intemporal e, até, bastante actual de Jesus: " Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa? Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles? Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só minuto à duração de sua vida? E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam. No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã alimenta o forno, não fará ele muito mais por vós, gente fraca de fé? Portanto, não vivais preocupados, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! A cada dia bastam seus males" by Jesus in Mateus 6:25-34.

Num tempo em que a futilidade roça o absurdo, e para mal de muitos e bem de outros, a todos alcança, é tempo pois de parar, respirar fundo e agradecer por isso, confiar no Verdadeiro Guardador de Rebanhos."O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso e refrigera-me a alma." by David in Salmo 23:1-3

Por isto, façamos o favor de ser "simples e calmos, como os regatos e as árvores, e Deus amar-nos-á fazendo de nós belos como as árvores e os regatos, e dar-nos-á verdor na sua primavera, e um rio aonde ir ter quando acabemos!” E pronto, este foi o meu Pensamento do Dia mais teológico que até agora fiz em toda a minha vida “Bloguiana”!

6 pseudo-comentários:

Simão Miranda disse...

Realmente bastante teológico, mas contudo com alguma razão em certos pontos. É bom ler umas coisas destas de vez em quando

Gaius disse...

É meu amigo, um pouco de sabedoria pura faz bem a qualquer alma. É teologia porque assim diz que se foi chamado, mas no meu ponto de vista do mundo e da existência, as palavras do pessoa e de cristo expostas aqui, são a compreensão plena do que é a vida. Parece maluquice, mas se observarmos bem as coisas, não diferimos nada enquanto essência, de tudo o que é matéria, de tudo o que existe. Somos mais uma parte do todo. E acho que é mais ou menos isso a que eles se referem. Com arte, é claro!
Gostei desta postagem, combinou com o meu estado de espírito mais virado para essas questões "teológicas" e panteístas.

Ruben Loup Chama disse...

Apenas uma discordância: Jesus não era panteísta.

Gaius disse...

Eu não afirmei que Jesus era panteísta!! Chiça! Mas quem poderá ser mais panteísta que o Alberto Caeiro? E daí tu irás discordar mais uma vez mas tudo bem... aliás, acho que mais panteísta que o Alberto Caeiro, só o Teixeira de Pascoaes... Bem, eu não afirmei que Jesus era panteísta, mas acredito que Jesus, pelo que se pode ler dele, tentava pregar um Deus uno, um Deus que era um só e tudo ao mesmo tempo. Não como os romanos e gregos acreditavam naquele tempo, um deus para cada coisa e mais o caesar, mas sim um único Deus que era isso tudo ao mesmo tempo, e que é tudo o que existe incluindo nós próprios. E se formos buscar o panteísmo, que todas as coisas são Deus, a ideia não difere muito. É um pouco maluco como disseste mas é mais ou menos como vejo as coisas e não sei se terá muito a ver com a sua postagem... LOL

Ruben Loup Chama disse...

Eu também não afirmei que tinhas afirmado que Jesus era panteísta, mas, como se comprovou pelo que a seguir dizes, transmitiste a ideia que Jesus pregava um Deus Uno, cito "um só e tudo ao mesmo tempo(..) incluindo nós próprios." - panteísmo

s. m.Doutrina ou sistema filosófico que só admite como Deus o todo, a universalidade dos seres.

Pois bem Jesus não pregava um Deus supracitado, senão não teria dito "Ninguém vem ao Pai senão por mim" João 14:16, mas sim " Nós já estamos no Pai, pois fazemos parte dele, ele, nós e tudo o que nos rodeia, somos um só". Não disse. Desafio-te para um dia perderes/ganhares tempo e leres o que Jesus dizia sobre Deus. Ganhamos sempre em ler a Bíblia, pelo mais que não seja, por uma questão cultural e intelectual. Se ainda te lembrares desta discussão, volta e, com gosto, debateremos o que houver a debater ;)
Agora que Alberto Caeiro é panteísta é mais que óbvio. Quanto ao Teixeira de Pascoaes, não faço a mínima ideia...

Gaius disse...

Desafio aceite! Agora estou completamente desarmado para debater essa questão!