Metrossexualismo - Breve Resumo da sua Breve História

Vamos decerto iniciar uma nova e longa era de vasta discussão em torno deste novo problema que vou colocar ao longo de vários posts (como que em fascículos) no "Ideias a Preto e Branco".

Creio que hoje em dia o conceito que vai servir de base para esta inovadora “tese” está bastante difundido e cada vez mais existem (in)felizes criaturas de Deus que se inserem neste grupo.

Estou evidentemente a falar do
metrossexual.
Ora, metrossexual, como podemos constatar é uma palavra composta por aglutinação, ou seja, metrópole + heterossexual.

Para melhor analisar o nascimento deste conceito surgido na década de 90, creio que é de bastante bom-tom analisar cada uma das palavras quanto à sua etimologia.

(metro) Metrópole é portanto a latinização da palavra grega Métrópolis que significa cidade-mãe (querendo Métra significar Matriz e Pólis, cidade).
Metrópole significa hoje em dia uma cidade com grande desenvolvimento populacional, comercial e económico.
(sexual) Heterossexual é qualquer pessoa que se sente atraída física, emocional, estética e espiritualmente por pessoas do sexo oposto.

Metrosexual é, como podemos concluir (e com base no conceito publicado pela primeira vez em 1994 pelo jornalista britânico Mark Simpson), um homem heterossexual urbano excessivamente preocupado com a aparência.

Muitas vezes, este conceito é associado á cultura gay e foi alvo de tabus durante variadíssimos anos.
Somente em 2002, quando novamente, Mark Simpson publicou novo artigo, este termo se popularizou.
Ajudou certamente à sua popularização o facto de a super-estrela David Beckham ser incluída por Mark Simpson num rol de personalidades consideradas metrossexuais.

Para situar o leitor no mundo metrossexual em Portugal, contamos com José Castelo-Branco, e quase a totalidade do elenco masculino da serie “Morangos Com Açúcar”, entre muitos outros.



No próximo post introduzirei o tema “Metrossexualismo antes de Mark Simpson?”

6 pseudo-comentários:

Anónimo disse...

Isto promete!
Boa recolha de informação. Apenas estranho parte da origem da palavra. A palavra heterossexual restringe a qualidade de metrossexual àqueles que são heterossexuais, sendo que ,"nós sabemos", que nem sempre o são.

Sofia disse...

Permita-me duas objecções, vossa excelência.

1. Quando diz "Ora, metrossexual, como podemos constatar é uma palavra composta por aglutinação, ou seja, metrópole + heterossexual.", não percebo em que se fundamenta para o fazer. Vejamos, a palavra metrossexual não faz nenhuma referência a hetero (assim como não vejo a homo ou a bi), como tal, não vejo em que se baseia ao alegar com convicção que a palavra emerge, em parte, de heterossexual. Se me conseguir esclarecer, ficarei, decerto, bastante satisfeita; porque não quero de modo nenhum acusá-lo de erro.

2. Quanto ao segundo ponto... Questiono-me de como é possível contar a história da Metrossexualidade sem referir o nosso queridíssimo Luís XIV. Seria um pouco como relatar a história de Qualquer-coisa-que-revolucionou-o-Mundo-positivamente, sem me referir a mim. (seria uma gralha impensável; calculo que esteja estarrecido com esta minha ousadia).

Postas estas situações, subscrevo-me com ânsia de uma rápida e esclarecedora resposta,
Sofia Vasconcellos e Sá.

Ps. Se os heterossexuais gostam de indivíduos do sexo oposto, os homossexuais de indivíduos do mesmo e os bissexuais são aqueles que não são esquisitos e o que vem à rede é peixe (sem qualquer juízo pejorativo, muito sinceramente); então, os Metrossexuais serão aqueles que se sentem atraídos pela cidade. “Ah, apanhei-os, que diacho! Porquê tantas cerimónias? O mistério está descoberto, senhor, e deixe-me que lhe diga que é muito simples!”

Simão Miranda disse...

Não é meu hábito, como sabe querida Sofia, comentar comentários, mas uma vez que se trata dum esclarecimento que pode ser útil não só a si como também a outros leitores, vou faze-lo com prazer.

Em primeiro lugar, e respondendo à primeira questão, não fui eu quem criou a palavra "Metrossexual", logo não lhe poderei dar razões para somente a inclusão de heterossexuais no "Metrossexualismo".
Como leitora atenta que suponho que seja, leu decerto neste "post" que o criador deste termo foi o jornalista norte-americano Mark Simpson.
Suponho que Simpson não incluíu nem o género feminino (uma vez que as mulheres já têm os cuidados estéticos atribuidos aos "metrossexuais") nem as restantes orientações sexuais como forma de não se criar um "tabu" em torno deste novo conceito (o que de facto veio a acontecer).

Em segundo lugar, como já referi no "post" em questão, esta "tese" será transmitida ao público como que em fascículos, portanto não ficarei por aqui no que toca ao "Metrossexualismo".

Espero que tenha logrado em esclarecer as suas gentis dúvidas.
Se desejar mais algum esclarecimento estarei aqui para a elucidar.

Sofia disse...

Muito obrigada pelos esclarecimentos. Foram extramamente utéis, sim.

Efectivamente, como atenta leitora que sou, reparei que esta edição sairía em fascículos, mas como esquecida que também sou, a minha memória apagou esses dados.

Relativamente à primeira questão, notei efectivamente que havia, sim, uma expressão que o Simão utilizou com base nas referências de Mark Simpson, é ela: "Metrosexual é, como podemos concluir (e com base no conceito publicado pela primeira vez em 1994 pelo jornalista britânico Mark Simpson), um homem heterossexual urbano excessivamente preocupado com a aparência."
Quanto àquela a que a dúvida era refente, continuo a não ver nada que indique que a autoria não seja de vossa excelência.
De qualquer forma, vejo que teve por base os pensamentos de outro autor e isso é correctíssimo se concordarmos com ele.
Dessa forma, compreendo o que quis dizer ao afirmar que "-sexual", neste caso, queria dizer "heterossexual".

Mais uma vez agradeco pelas suas claríssimas elucidações.
É com prazer por estar a manter um diálogo com um ser tão iluminado, que me despeço.
Um resto de bom dia.

Anónimo disse...

Gostaria de saber qual é a vossa opinião à cerca deste tema, sinceramente espero que seja positiva pois eu sou um deles, mas se enventualmente a vossa opinião for negativa gostaria de saber porque razão.
Pois tanto discurso so para saber de onde é derivada a palavra metrosexual bastaria ir ao google.

Não acham?

Abraço: DAVIDETXE

Ci. disse...

Bem, já é demasiado tarde.

E o tema é demasiado complexo para eu chegar aqui na minha posição de leitora nocturna (logo sem cérebro suficiente para processar informação) e atirar assim umas coisas para o ar, à espera que estejam de acordo com o que o senhor escreveu.

Q que tal se me for deitar e amanhã vier aqui comentar de maneira decente, hm?

Ah, e mto obrigada por me incluirem na lista de blogs.

ps - mas pensando melhor, o mais provável é amanhã nao ter tempo, logo é melhor comentar agora:

" Ah.. escreves msm bem.. sobre coisas bonitas.. e, como é que se diz? Ah, polémicas.. olha, dás-me o teu mail? "

Um bem haja.
E um dia, se não olhares pra trás quando atravessas as passadeiras, o metrosexualismo apanha-te uma manga da camisa, e dps eu quero ver.

1 (à parte) - ao verificar o texto encontrei 6 erros que dei. Corrigi-os, claro. Era só para salientar o facto que não deve ligar ao que escrevi aqui.